A SIS está lançando, desde 30 de outubro de 2025, os produtos de um trabalho que vem sendo desenvolvido há bastante tempo: Questionários para avaliação de desempenho climático e socioambiental e de cumprimento da legislação socioambiental por setores econômicos. Os primeiros a serem publicados foram para os setores de Agricultura, Pecuária bovina (de corte e leiteira), Silvicultura e Manejo Florestal, específicos para o imóvel rural e para empresas da cadeia do agronegócio. Depois vieram, em dezembro, questionário com indicadores socioambientais e climáticos transversais (para qualquer setor econômico) e questionários para Mineração e setores industriais; em março de 2026, Construção civil, Água e esgoto, e Destinação de resíduos; em abril e maio de 2026, Energia (eletricidade e combustiveis); Transportes terrestres; Pesca e Aquacultura.
Esses questionários, voltados tanto para o setor financeiro quanto para empresas que desejam mapear os riscos na sua cadeia de produção, foram baseados num mapeamento de temas e indicadores constantes de padrões globais de sustentabilidade elaborados por instituições como IFC, SASB, GRI, EFFAS, ODS, IFRS (S1 e S2), TNFD, ENCORE, SBTI e CBI, e de padrões nacionais (ISE e IN IBAMA 22/2021), além das Taxonomias que contemplaram esses setores (África do Sul, Ruanda, Kênia, China, Singapura, Indonésia, Tailândia, Mongólia, Sri Lanka, México, Panamá, Colômbia, Paraguai, Chile, República Dominicana, Austrália, Geórgia e União Europeia), acrescidos de indicadores propostos pela equipe de especialistas da SIS. Esses indicadores estão separados conforme a localização das operações seja ou não relevante.
Nosso objetivo é suprir um dos gaps mais impactantes no setor financeiro brasileiro, que é a consideração de indicadores-chave setoriais para avaliação socioambiental e climática (o outro é a devida consideração da localização dos empreendimentos). Cada lançamento será acompanhado de um BIS (Bate-papo Inclusivo e Sustentável da SIS), com debatedores convidados que conhecem bem cada um dos setores. Acompanhe aqui pela nossa agenda no site, pelo nosso mailing ou redes sociais.




